O que são escolas jurídicas? Bem... Entende-se por "escola jurídica" o compartilhamento de visões de determinados autores sobre a função do Direito, seus critérios de validade e a intepretação de suas normas.
De modo geral, diz-se que uma escola jurídica oferece respostas para as perguntas: "o que é?", "como funciona?" e "como deveria ser configurado?" o Direito.
Pois bem, no decorrer da sociedade surgiram várias escolas jurídicas com o fim de explicar e configurar o Direito. Obviamente, pode-se dizer que o pensamento predominante em cada época refletiu no pensamento de cada escola (isso não quer dizer que existiu somente uma escola por determinado período de tempo). Cada período possuia várias escolas e notadamente existia uma tendência de rivalidade entre elas (concorrência de teorias). Além dessas diferenças que provocavam a rivalidade, nota-se também que algumas escolas retomavam pontos teóricos de outras, dando um novo olhar sob diferente perspectiva.
Essas características em comum permitiu a divisão das escolas entre dois grandes grupos: as moralistas e as positivistas, eu as explicarei em breve! Até mais, galera!
Nenhum comentário:
Postar um comentário